Um pouco de História!

scmf historia

A Santa Casa da Misericórdia do Funchal (SCMF) foi instituída pela Carta de Lei de 27 de julho de 1508.
O Rei D. Manuel, após a instituição da Confraria da Misericórdia do Funchal, por provisão de 18 de setembro de 1514, entregou-lhe o hospital criado na freguesia de Santa Maria Maior.

Em 1685, foi aforado um terreno localizado na Sé para ser construído um edifício que satifazasse as necessidades da Misericórdia do Funchal. A partir dessa data e durante 240 anos, estiveram instalados no antigo edifício de Santa Isabel, os serviços hospitalares da Misericórdia do Funchal.

Desde 1514 até ao último quartel do século XX, foi nessa atividade hospitalar que a Santa Casa centrou a sua ação. No início do século XVIII, o Hospital de Santa Isabel funcionava junto da SCMF, foi considerado um dos melhores do seu género pela qualidade das suas instalações e pelo serviço hospitalar que prestava anualmente a cerca de 600 doentes.

Fundada em vida pela Rainha D. Leonor, a Santa Casa revestiu-se de uma importância promordial ao longo dos cinco séculos da História da Madeira. Gradualmente, esta instituição foi abarcando diversos serviços de caráter social para além da sua ação hospitalar.

scmf historia2
Assim, no século XVIII, a SCMF alargou o âmbito da sua ação a vários sectores carenciados da sociedade funchalense, com a criação em 1725 do Recolhimento das Orfãs, cujo objetivo inicial era o recolher as orfãs desamparadas filhas de Irmaõs.
Em 1724, criou-se a Roda dos Enjeitados, dando cumprimento a todas as obras de misericórdia, a Irmandade prestava assistência aos presos e garantia o sustento dos pobres.

Muitos foram os Irmãos que pertenceram a esta instituição durante os 500 anos da sua existência, desde nobres, oficiais generais, prelados, clero em geral e pessoas de todas as condições sociais, profissões e formações académicas, tendo como provadores governantes, prelados e individualidades que ocupavam altos cargos.

A História da Santa Casa da Misericórdia do Funchal ainda está por fazer! Há apenas um tese de Mestrado sobre a instituição, século XVIII.
Presentemente, a sua ação centra-se ao apoio à terceira idade. O Recolhimento das Orfãs foi transformado num lar feminino para idosas - Lar de Santa Isabel, que é propriedade da instituição. A Santa Casa para além do Lar de Santa Isabel, gere o Lar Jardim do Sol, localizado no Caniço, propriedade da Segugrança Social.

Estrutura Residencial para Idosos

Lar Jardim do Sol

  • Caminho Velho do Jardim do Sol nº1
    9125-118 Caniço
  • +351 291 939 130
  • +351 291 939 135

Estrutura Residencial para Idosos

Lar Santa Isabel

  • Calçada de Santa Clara nº 36
    9000-036 Funchal
  • +351 291 639 281
  • +351 927 821 163

SCMF